Fique por dentro

Blog Miranda

share

Alumínio na construção civil: versatilidade e durabilidade transformando espaços

Construir casas e prédios comerciais é uma arte que se vale de materiais versáteis para transformar ideias em realidade. No universo da construção civil, o alumínio é capaz de moldar espaços e elevar a estética arquitetônica a um novo patamar. Com ele, é possível criar verdadeiras obras-primas, unindo resistência, leveza e sustentabilidade.

De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o consumo de alumínio na Construção Civil registrou aumento no primeiro semestre de 2023, com elevação de 7%, influenciado pelo desempenho positivo do mercado imobiliário nos últimos dois anos.

Marcelo Santos, gerente-comercial de Construção Civil da Hydro, mostra que o alumínio tem uma vasta utilização na construção civil, desde a fabricação de janelas, portas, brises, sacadas e fechamentos de varanda até fachadas utilizadas para compor a parte de acabamento das obras residenciais e corporativas.

“Trata-se de um metal nobre e leve, resistente, maleável e reciclável que permite a customização de projetos, atendendo qualquer exigência de demanda da construção civil”, afirma Santos.

Kleber Aristides Ribeiro, coordenador dos cursos de arquitetura e urbanismo, design de interiores e engenharia civil do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), reforça que, por sua versatilidade, o alumínio pode ser moldado dentro da própria obra, com perfilados que criam vários tipos de painel.

“Ele é utilizado em grande proporção nas esquadrias de janelas, portas e estruturas para coberturas, tanto para fechamentos internos em ambientes residenciais ou comerciais — com drywall (painéis de gesso), painel wall (painéis de madeira), vidro, plásticos, entre outros materiais — como para fechamentos externos, com painéis do próprio material”, explica Ribeiro.

Além das divisórias internas, seja para construções residenciais ou comerciais, o alumínio também pode ser utilizado para forros, fôrmas, prateleiras, armários, portas, janelas, escadas e telhados.

“Mil e uma” vantagens

De acordo com o coordenador da FMU, o alumínio é um material com alta durabilidade devido à sua resistência à corrosão, o que consiste em um dos pontos mais importantes em situações críticas, como, por exemplo, em ambientes agressivos como as regiões litorâneas, as quais afetam diretamente o aço. Além disso, é um material muito leve e fácil de manusear, ajustar e trabalhar na construção civil.

“É importante destacar que se trata de um material inteiramente reciclável. Quando retirado de construções, não requer reconstrução, o que o torna ideal para enfrentar problemas de umidade e simplifica o processo de limpeza e manutenção. Pode ser soldado, colado, parafusado ou rebitado repetidamente, sem afetar sua integridade estrutural, ou facilmente restaurado com cortes e remendos, preservando suas características originais em aplicações para fechamentos e fachadas”, considera Ribeiro.

Novidades e inovações 

Kleber Ribeiro, da FMU, exemplifica o uso do alumínio recentemente no mercado em coberturas, fachadas com estruturas de alumínio em edificações comerciais, como também o uso de alumínio com EPS (poliestireno expandido – Isopor).

“Isso significa um sanduíche de duas placas de alumínio com o EPS no centro das placas, material muito utilizado em telhados, pois reflete a luz solar e não retém a energia do calor para transferir ao ambiente interno. É uma ótima solução para isolamento térmico e acústico, inclusive na redução do consumo de energia elétrica dispendida com equipamentos de refrigeração”, explica.

Ribeiro esclarece que o alumínio, sendo um metal, tem a capacidade de se fundir com outros metais, dando origem ao duralumínio, um dos materiais nobres da categoria muito utilizado em recentes construções. Esse composto consiste em uma liga metálica que combina alumínio com cobre, silício, manganês e magnésio.

Testado e aprovado

Na área de construção civil, a Hydro se destaca na busca de inovação constante, mantendo-se em sintonia com as tendências de mercado. Esse compromisso se reflete em sua participação ativa em workshops técnicos, feiras e eventos internacionais. Adicionalmente, a empresa conta com o suporte das marcas Technal, Wicona e Sapa, ampliando sua capacidade e seus recursos.