Fique por dentro

Blog Miranda

share

Alumínio: o futuro da construção de pontes mais leves, duráveis e sustentáveis

Pontes mais verdes e econômicas estão se tornando realidade em todo o mundo, graças ao uso inovador do alumínio. O metal destaca-se como um material vantajoso para a construção de pontes, oferecendo uma combinação única de características que o tornam ideal para essa aplicação.

Sua leveza reduz a carga sobre as fundações e os pilares, facilitando o projeto e a construção. A alta resistência à corrosão garante a durabilidade da estrutura, mesmo em ambientes agressivos, diminuindo a necessidade de manutenção frequente — sem contar que o alumínio é 100% reciclável, o que reduz a necessidade de extração de novos recursos e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.

Em Trondheim, na Noruega, por exemplo, está sendo construída uma ponte de arco em rede com estrutura de suporte de alumínio, sendo 1/3 desse metal proveniente da reciclagem de uma plataforma de petróleo desativada.

Iniciada em maio deste ano, a obra tem previsão de instalação para junho de 2025. A execução está a cargo da Administração Norueguesa de Estradas Públicas, em parceria com a Leirvik, empresa especializada em engenharia, suprimentos e construção com foco em projetos de alumínio.

Após sua construção, a passarela terá 55 m de comprimento e 9 de largura, pesando 60 t. Ao ser finalizada, ela fornecerá uma ligação essencial para pedestres e ciclistas, permitindo que eles atravessem com segurança as linhas ferroviárias da Estação Leangen e se dirijam ao centro da cidade de Trondheim.